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O que é Marketing de Influência e como ele pode ajudar a sua estratégia digital?

Papo do Dia 6 meses ago 0 42

Saiba por que o Marketing de Influência tem ganhado a aprovação dos profissionais da área ao redor do mundo e como ele pode ajudar a trazer resultados satisfatórios quando aplicado à sua estratégia digital!

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Na era do Marketing Digital, com todas as redes sociais, blogs e outras formas de produzir conteúdo, as pessoas que possuem muitos seguidores desempenham um papel de grande influência na tomada de decisões de compra daqueles que as seguem. Isso porque essas figuras, conhecidas como influenciadores, conseguem criar uma conexão genuína com seu público, transmitindo confiança e credibilidade.

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Pensando nisso, profissionais de marketing começaram a apostar no trabalho integrado com essas pessoas influentes para veicular informações a favor de suas marcas por meio do Marketing de Influência. Mas, afinal, o que exatamente é essa estratégia e como ela pode ser aplicada ao seu negócio para gerar resultados significativos? Vamos explorar esses pontos nos próximos parágrafos.

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O que é Marketing de Influência?

Marketing de Influência, ou Influencer Marketing, diz respeito a uma estratégia de marketing digital envolvendo produtores de conteúdo independentes com influência sobre grandes públicos extremamente engajados. O objetivo de trabalhar com esses produtores de conteúdo, conhecidos como influenciadores digitais, é criar uma ponte entre sua marca e o público influenciado por eles, impactando positivamente na sua estratégia de marketing digital.

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Adquirir novos clientes, gerar valor e confiança para sua marca, reter clientes já existentes e influenciar na decisão de compra de um público específico se torna mais fácil quando essas pessoas já confiam e se identificam com algum influenciador e se sentem mais “próximas” dele. Através dessa identificação do público com o influenciador, as marcas encontram uma oportunidade de estabelecer parcerias para que utilizem, apresentem e divulguem seus produtos e serviços.


Quem são os “Influencers”?

Influencers, ou influenciadores digitais, são pessoas presentes em redes sociais e outros veículos de troca de informação no meio digital que possuem um grande volume de pessoas engajadas com seu conteúdo e alto poder de influência sobre elas. Existem influenciadores dos mais diferentes tipos de segmentos, como moda, empreendedorismo, estética, humor, educação, entre outros.

Por exemplo, no Brasil, Whindersson Nunes é um influenciador digital com milhões de seguidores em plataformas como YouTube e Instagram. Ele exemplifica como influenciadores podem ser poderosos divulgadores, pois eles estão mais próximos da vida real da maioria das pessoas. Seus seguidores confiam neles e nas suas indicações, pois entregam conteúdo e não só um produto.


Por que investir em Marketing de Influência?

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Acessibilidade

Não é necessário ter um orçamento enorme para trabalhar com Marketing de Influência nem ter vínculo com agências de publicidade. Você pode entrar em contato diretamente com os influenciadores. Existem influenciadores de diferentes nichos, quantidade de seguidores e que trabalham com formas de negociação também diferentes. Basta procurar aquele que melhor se adequa ao seu público e orçamento.

Resultados reais

De acordo com uma pesquisa realizada pelo marketplace de influencers Tomoson, 51% dos profissionais de marketing que utilizam o Marketing de Influência afirmam que esse método pode trazer clientes mais qualificados. Além disso, o ROI do trabalho com influencers é notável, com receitas médias de US$ 6,50 para cada dólar investido.

Confiança

Quando você precisa comprar um produto, é comum buscar opiniões de pessoas que já tiveram experiências com ele. A confiança depositada nos influenciadores faz com que as informações veiculadas por eles pareçam mais confiáveis, aumentando a probabilidade de decisão de compra a favor do produto ou serviço indicado.


Tipos de parcerias com influenciadores

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Publicações Patrocinadas

Uma das maneiras mais comuns envolve o uso da imagem dos influenciadores na intenção de dar visibilidade aos seus produtos e serviços. Essa modalidade pode incluir posts, vídeos, Reels, conteúdos nos stories, entre outras formas de mídia.

Afiliados

Nesta modalidade, o influenciador divulga produtos ou serviços da sua empresa, geralmente associado a um cupom de desconto, e a remuneração é feita com base em uma comissão de vendas.

Colaborações em eventos

Valorizar eventos da sua marca com a participação do influenciador, de maneira presencial, pode trazer visibilidade para seus lançamentos e atividades importantes.


Como aplicar o Marketing de Influência em seu negócio

1. Tenha objetivos claros

Defina o objetivo que sua marca quer alcançar com uma campanha de Marketing de Influência. Pode ser divulgar um produto, gerar leads ou reforçar seu branding.

2. Conheça seu público

Tenha bem definido quem é a sua persona. Entenda quais os canais digitais que ela mais utiliza e quem são os influenciadores que ela acompanha.

3. Encontre os influenciadores corretos

Busque influenciadores que tenham um público parecido ou igual ao seu. Utilize ferramentas como NinjaOutreach e Buzzsumo para buscar influencers de diferentes canais.

4. Planeje suas ações em conjunto com os influenciadores

Formalize o acordo com um contrato e estruture a ação em conjunto com o influenciador, alinhando expectativas e detalhes relevantes.

5. Não escolha o influenciador somente pelo número de seguidores

Entenda como o influenciador está afetando seu público e quem exatamente está sendo influenciado por ele.

6. Defina uma estrutura para a parceria

Converse com o influenciador e deixe claro os objetivos da marca. Defina o pagamento, os direitos de uso do conteúdo e indique se tratarem de publicidade.

7. Respeite a liberdade criativa do influenciador

Deixe que o influenciador produza o conteúdo de acordo com sua identidade para uma campanha mais natural e bem-sucedida.


O Marketing de Influência pode trazer grande retorno sobre o investimento e destaque para a marca sem precisar de grandes investimentos. Estude e aprofunde-se na estratégia antes da execução, garantindo que a história, valores e propósitos da marca estejam conectados ao influenciador e ao consumidor. A combinação desses elementos é essencial para atingir os objetivos do marketing de influência.

Gerenciamento de relacionamento com influenciadores

Para ter sucesso em uma parceria com influenciadores, construa uma relação sólida e transparente. Mantenha uma comunicação clara, alinhe expectativas, valorize a parceria com um acompanhamento regular e mantenha a ética na relação.


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